Neuropsicologia

Neuro-psicologia

Objetivos

Qual é o objetivo da avaliação neuropsicológica?

Qual é o objetivo da avaliação neuro-psicológica?

A neuropsicologia é a área da ciência dedicada ao estudo dos processos fisiológicos do sistema nervoso, investigando sua conexão com o comportamento e a cognição. Este ramo da ciência foca tanto na função normal do sistema nervoso quanto nos efeitos de disfunções causadas por lesões cerebrais.

Enquanto a neuropsicologia clínica dedica-se à avaliação e reabilitação do mal funcionamento cerebral que impacta a capacidade funcional de um indivíduo, a neuropsicologia cognitiva concentra-se na análise dos efeitos destes mal funcionamentos nos processos de pensamento, visando construir modelos do funcionamento cognitivo saudáveis e auxiliar o paciente vencer estas dificuldades.

Importância

Por que é importante?

1. Avalia a integridade das Funções Cognitivas

A avaliação é útil para determinar a presença, natureza e gravidade da disfunção cognitiva.

2. Fornece uma linha de base

A comparação entre avaliações realizadas em diferentes momentos fornece uma linha de base para monitorar mudanças futuras nas habilidades cognitivas, humor e personalidade, incluindo os efeitos do tratamento.

3. Realiza um diagnóstico diferencial - confirmar ou esclarecer um diagnóstico

Detecção e avaliação de disfunção cerebral na ausência de evidências anatômicas claras de alterações. Também identifica fatores psicológicos, como a depressão e ansiedade, que contribuem para a disfunção cognitiva.

4. Permite o planejamento do tratamento

Fornecemos recomendações de tratamento para distúrbios cognitivos e ajuste psicológico, incluindo um perfil de pontos fortes e fracos para orientar serviços de reabilitação, educacionais, vocacionais ou outros. Também determina os níveis de funcionamento cognitivo relacionados ao trabalho, escola e vida independente.

Abordagem

Como funcionam as sessões?

A avaliação neuropsicológica é realizada por profissionais especializados, como neuropsicólogos, e envolve uma variedade de testes e instrumentos padronizados para avaliar diferentes funções cognitivas, comportamentais e emocionais. Essa avaliação geralmente inclui:

Os testes utilizados na avaliação neuropsicológica consideram áreas como atenção, memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuoespaciais, entre outras.

Com base nos resultados desses testes, os profissionais elaboram um relatório no qual apresentam possíveis déficits neuropsicológicos, compreender a extensão das lesões cerebrais e planejar intervenções e estratégias de reabilitação adequadas para o paciente.

Agende sua avaliação

11 91362-2299